"Criações da Alma" de Nuno Duque


"CRIAÇÕES DA ALMA" DE NUNO DUQUE

Nuno Duque, natural de Chaves, expõe na Galeria Vieira Portuense de 13 de Junho a 4 de Julho.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Currículo Nuno Duque

Nuno Miguel Estevinho Duque sou conhecido nas artes como Nuno Duque. Nasci a 14 de Abril de 1979, em Chaves, no norte de Portugal.
Passei a infância rodeado pela natureza e pelo contacto directo com o campo, de onde descendem meus pais, fui criando certa sensibilidade perante as coisas que me rodeiam.

Frequentei a Escola Primária da Estação, e depois de sua conclusão iniciei-me na pintura, quando tinha apenas onze anos, fascinado pelo cheiro de uma caixa de tintas a óleo que o meu pai tinha no seu ateliê de autodidata que é. Depois dessa experiência comecei a empregar esse material que me fascinou e ainda com 13 anos vendi a minha primeira obra, a que me deu um grande orgulho naquela tenra idade. O prazer de descobrir este mundo levou-me a pesquisar e a pintar bastante para tirar partido dos erros de principiante.
O que descobri fascinou-me, de tal modo, que a partir dessa data sonhei viver como um artista, sentir como um artista , em suma, tentar ser um artista. Após a Escola Primaria, ingressei na Escola Preparatória Nadir Afonso, onde os meus sentidos para as artes despertaram ainda mais e, assim, fui direccionando os estudos nesse sentido. Ingressei na Escola Secundaria Dr. António Granjo, no curso de Artes. Concluído o 12ºano, mudei de cidade para fazer uma Licenciatura em Artes Plásticas, na área da Pintura, na Escola Superior Artística do Porto. Ali a convivência com outros colegas, professores e amigos ajudou-me a definir tendências artísticas. Até à conclusão dos estudos, fui criando sempre as minhas obras e vendendo algumas, acreditando com mais força no sonho de miúdo.

A insistência da minha parte tem-me dado frutos e alguns prémios no mundo das artes, de entre os quais :
- Convite para integrar a II edição do livro “ La estetica y el Arte Contemporaneo II”, em Córdoba, Argentina, 2011.
- Exposição Colectiva Muro Pop, 2009, Palma de Maillorca.
- 1º primeiro prémio e menção honrosa honrosa, grau platina, da Tripart, no Centro cultural da Nazaré, 2009.
- Participação na VIII Bienal de Pintura do Eixo Atlântico, 2008.
- Exposição Individual “Diferentes Realidades”, patrocinada pelo DEUTSCHE BANK, no Centro Cultural de Chaves, 2007.
- Prémio Podium, 2006. - Menção honrosa na bienal no Eixo Atlântico, 2006.
- Participação no IV Encontro de Arte Jovem de Penafiel, 2006.

Algumas das minhas obras já fazem parte de colecções particulares nos Estados Unidos, onde expus colectivamente, na França, Suíça, Canadá e Espanha. Actualmente sou o responsável da galeria Conceito de Arte, em Chaves, onde dou aulas de Pintura e tenho à disposição dos clientes qualquer tipo de material de Belas Artes.

Experiência profissional 
2013/2014
Professor Expressão Plástica e Desenho - Jardim Escola João de Deus de Chaves (Associação de Jardins Escolas João de Deus) 
2013
Workshop de Pintura Acrílica - BOOK-IT de Chaves e  Bragança
2012/2013
Professor Expressão Plástica e Desenho - Jardim Escola João de Deus de Chaves (Associação de Jardins Escolas João de Deus) 
2007/2008
Formador na área de pintura  Quinta da Romaneira (Zona Douro)- Quinta da Romaneira (Zona Douro)
2005/2006
Criação do Nicho e Cruzeiro S. Tiago do Monte - S. Tiago do Monte, Chaves
2005
Abertura da Galeria e escola de Pintura “Conceito de Arte”. Chaves
2004/2005
Restauro da Capela do Senhor do Bom Caminho, S. Caetano - S. Caetano, Chaves

Educação e formação 
Licenciatura em Artes Plásticas - Ramo Pintura na Escola Superior Artística do Porto (2000/2004)

Sem comentários:

Enviar um comentário